Páginas

A Coroa do Advento

A COROA DO ADVENTO

            A Coroa do Advento surgiu no século XIX, na cidade de Hamburgo, na Alemanha. Em um abrigo para crianças que estavam saindo da delinqüência, sob a orientação de seu responsável, começaram, durante o período do advento, a fazer uma coroa de madeira, durante a noite se reuniam para as orações e, a cada noite, se acendia uma vela. No início aquela pequena celebração foi chamada de Kerzenandacht (celebração das velas). Depois o círculo de madeira passou a ser enfeitado com abeto, que geralmente não perdem as folhas durante o inverno.
            Muita gente da cidade começou a apreciar a coroa de luzes e a “celebração das velas” passou a ser realizadas em muitas casas.
            Como uma coroa de 24 velas era muito grande para um ambiente familiar, o número de velas foi diminuindo até chegar as 4 velas que usamos hoje.
            As quatro velas da coroa do advento simboliza os quatro grandes tempos que antecederam o nascimento de Jesus.
            A primeira vela representa o tempo da criação. Nele refletimos sobre o imenso amor de Deus por nós através da criação. Meditamos sobre esse amor infinito por cada ser humano.
A segunda vela representa o tempo dos patriarcas, Abraão, Isaac e Jacó. Pessoas que demonstraram sua fé seguindo Deus mesmo sem saber a onde Ele iria os levar. Meditamos sobre nossa fé.
            A terceira vela representa o tempo dos reis. Nesse tempo encontramos reis que foram simples instrumentos nas mãos de Deus, era Deus quem governava o povo, foram momentos de paz e prosperidade. Também encontramos momentos em que os reis esqueciam-se de Deus e começavam a confiar mais em suas próprias forças que em Deus, foram períodos de muita dor e tristeza, principalmente no exílio da Babilônia. Meditamos o nosso abandono nas mãos de Deus.
            A quarta e última vela representa o tempo dos profetas, que anunciavam a vinda do Messias, convidava o povo à conversão, à mudança de vida . Meditamos a nossa resposta ao apelo dos profetas.

Frei Alberto Beckhauser, ofm em “Coroa do Advento, História, simbolismo e celebrações, Editora Vozes.
Com acrescimos de padre Edivaldo Martins Machado.

Fiquem com Deus.

Pe. Edivaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário