Páginas

A Cruz para o Cristão

            Muitas pessoas não católicas nos criticam por usarmos a cruz, ou crucifixo constantemente, quer na corrente no pescoço, quer em nossas casas ou locais de trabalho. Dizem que a cruz é sinal pagão e que não deveria ser usada por cristãos, outros dizem que é sinal de morte, chegando ao ponto de dizer que usar um crucifixo é a mesma coisa que usar um caixão funerário.
            Essas pessoas, certamente repetem o que algum pastor desinformado falou, pois eles ficam presos a imagem da cruz no Antigo Testamento onde realmente a cruz, ou o madeiro, era sinal de maldição (conf. Dt 21,23), mas se lessem e meditassem o Novo Testamento veriam que Jesus Cristo nos fala exatamente o contrário.
            No Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (10,38) Jesus diz claramente que “aquele que não toma a sua cruz e não me segue não é digno de mim”. No mesmo Evangelho (16,24-25) encontramos Jesus dizendo aos seus discípulos “se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Pois aquele que quiser salvar a sua vida, a perderá, mas o que perder a sua vida por causa de mim, a encontrará”. Jesus põe como condição para segui-lo a cruz, então ela não pode ser sinal de morte porque Jesus é vida e veio para nos dar vida.
Em Lucas 14,27 encontramos, também, Jesus afirmando que a condição para ser discípulo de Jesus é carregar a cruz e segui-lo.
Em Gálatas 2,19 Paulo diz que pela Lei ele morreu para a Lei a fim de viver para Deus. “Fui crucificado junto com Cristo”.  Novamente Paulo toma o simbolismo da cruz para dizer que segue os passos de Jesus. Gl 6, 14 – “Quanto a mim, não pretendo, jamais, gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.
            Em 1Cor 1,18 Paulo não deixa dúvidas, ele diz “ Com efeito, a linguagem da cruz é loucura para aqueles que se perdem, mas para aqueles que se salvam, para nós, é poder de Deus”. Muitos irmãos não católicos se apressam em nos dizer que estamos condenados, perdidos, e eles estão salvos, mas vêem a Cruz de cristo como loucura, parece contraditório.
            Nós católicos não adoramos a cruz, mas aquele que morreu na cruz e ressuscitou, portanto não ficou na cruz. Conforme Paulo nos diz, “ se Cristo não ressuscitou, vazia é a nossa pregação, vazia é a nossa fé” (1Cor 15,15).

Pe. Edivaldo Martins Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário