Páginas

Vocação

                                                                 
          Vocação é um estado de graça, neste mês de agosto a Igreja nos faz refletir sobre as  vocações existentes para o serviço a Deus e aos irmão, portanto, agosto é o mês das vocações e a cada domingo comemoramos uma vocação especifica. 
          Primeiro domingo do mês,vocação presbiteral, isto é dia do ser padre ,onde Deus chama seus filhos a serem exemplo de Cristo e a renovar o sacrifício de Jesus, ministrando os sacramentos e sendo o bom pastor de seu rebanho (nós). 
          Segundo domingo do mês dia dos pais e dos diáconos, também de maneira diferenciada do padre, os homens são chamados ao serviço. 
         No terceiro domingo vamos lembrar com carinho das irmãs e irmãos de vida consagrada, os religiosos, que disseram seu sim aos serviço do Reino vivendo suas  vidas para a oração e o trabalho aos mais necessitados, vivendo a castidade, obediência e muitos a pobreza.
         No quarto domingo do mês comemora os ministérios laical isto é as pessoas leigas, que como casados ou que não fizeram a opção de  uma vida mais radical querem também por amor a Deus e aos irmãos servirem a Igreja , são pastorais, os movimentos, grupos de pessoas que prestam serviços na forma de doação para o bem comum e são tão necessárias para a vida da Igreja como todos os outros  ministérios e por fim.
          Quando o mês de agosto possui o quinto domingo dedicamos aos nossos queridos catequistas ,que exercem um papel fundamental dentro da igreja ,que é de ensinar as verdades da fé cristã. 
         Todo homem e mulher são chamados a realizarem-se fazendo algo que os edificam. Deus faz o apelo, convoca-os a cada momento da vida . Descobrir e assumir uma vocação num determinado modo de vida é descobrir a felicidade de servir, é no seu estado de vida que a pessoa realiza a missão insubstituível que Deus lhe confiou.  Não existe sentido em se ter vocações se não a colocarmos a serviço de Deus e do próximo numa determinada comunidade, seja ela menor delas (a família) ou a comunidade eclesial (igreja), ou a vida convento ou mosteiro.  
          Que neste mês de agosto, São José, padroeiro das  vocações, possam nos dar graça da consciência de que "viemos para servir e não para ser servido", caro internauta, você lembra quem disse isto? 
         Então mãos a obra pois a"messe é grande e poucos são operários".  
         Parabéns padre Edivaldo e padre Jair, a todos os país, ao nosso diácono Marcio Rosa, nossos irmãos consagrado, em especial nossa irmã Viviane e padre. Aroldo, frutos da nossa Paróquia; e a todos os catequista e leigos de nossa Paróquia.  
  
                                                                                                                    Rosa Maria Pereira Lopes
                                                                                                                        Pastoral da Vocação                                                                                                                                       
                                                                                                                                            

Um comentário:

  1. A Pastoral dos Noivos, também apoia a Pastoral da Vocação, principalmente neste Mês tão importante para a Igreja.

    E destacamos o texto abaixo:

    "No quarto domingo do mês comemora os ministérios laical isto é, as pessoas leigas, que como casados ou que não fizeram a opção de uma vida mais radical querem também por amor a deus e aos irmãos servirem a igreja ,são as pastorais,os movimentos,grupos de pessoas que prestam serviços na forma de doação para o bem comum e são tão necessárias para a vida da igreja como todos os outros ministérios."

    ResponderExcluir