Páginas


Crisma na 
Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz

         Sábado, dia 19 de maio, após um ano de preparação, aproximadamente 20 catecúmenos das Comunidades Santa Bárbara, Nossa Senhora Aparecida e Rainha da Paz, receberam na matriz o sacramento do Crisma, ministrado pelo Padre Edivaldo Martins Machado, às 20h.
         Na Crisma, também conhecida como o sacramento da maturidade cristã, o cristão é consagrado pelo Bispo (ou padre, na impossibilidade de comparecimento do primeiro), com um óleo conhecido como “Santo Crisma”, que o marca com o Sinal da Cruz e o concede os sete dons do Espírito Santo (Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor a Deus). Na Bíblia, o óleo tem um papel muito importante, simbolizando a cura, a saúde, a prosperidade e a alegria.
         Dentro da Paróquia, toda a decoração foi feita em vermelho, a cor características do Espírito Santo. Padre Edivaldo lembrou aos padrinhos e madrinhas a orientar seus afilhados a seguir o melhor caminho em Cristo depois dessa confirmação do batismo.
         Nessa missa especial que reuniu entre padrinhos, amigos e familiares dos crismados, os catecúmenos foram marcados principalmente para que continuem cotidianamente exercitando sua fé, vencendo os obstáculos da vida e buscando a purificação espiritual enquanto testemunham o Evangelho de Jesus Cristo dentro e fora da Igreja.
         Portanto entre estes dons estão os de ensinar, o do ministério, da exortação, entre outros, sempre objetivando a construção da Igreja.
         A substância utilizada neste sacramento é o Santo Crisma, ou seja, o óleo da oliveira, o mesmo do azeite, mesclado a um bálsamo perfumado e abençoado pelo Bispo em uma cerimônia suntuosa, realizada na Quarta-feira Santa. Nas Instituições Orientais esta tarefa é realizada pelos Patriarcas. Durante o ritual, o Bispo impõe suas mãos sobre a cabeça de cada um, ao mesmo tempo em que o Diácono delineia o Sinal da Cruz com o Santo Óleo na testa do iniciante, enunciando as palavras correspondentes a este momento, ou seja, a Forma – “Eu te marco com o Sinal da Cruz e te confirmo com o Crisma da Salvação, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Na seqüência, o Bispo esboça um tapa bem leve na face do crismando, para designá-lo como soldado de Cristo..
         Nos primeiros séculos depois de Cristo, o batismo e a crisma eram celebrados juntos, como um sacramento duplo. Porém, com o grande número de fiéis, a presença do Bispo em todas as celebrações se tornou inviável e precisou-se dividir as tarefas com os sacerdotes. Na impossibilidade da presença do Bispo
         Mas, com o crescimento do cristianismo e o surgimento de inúmeras comunidades, essa prática tornou-se inviável, e o Bispo se viu obrigado a dividir suas tarefas com os padres, reservando para si o direito de outorgar a Crisma. Em um percurso inverso, os adeptos da cerimônia oriental preservaram a forma ancestral, na qual o próprio sacerdote que efetua o batismo já crisma o católico com o óleo sagrado pelo Bispo.
         Como no Batismo, o Espírito Santo nos concede a vida e pelo Crisma nos dá os seus dons para chegarmos a perfeição.


Kelly Maciel Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário